O Carnaval teve início na Grécia antiga. Era uma festa em que as pessoas agradeciam aos deuses pela fertilidade do solo e pela colheita. Elas eram regadas de bebidas, comidas e libertinagem sexual. As mesmas festas também aconteciam em Roma. As primeiras comunidades cristãs de Roma adotaram o carnaval 2021, mas negaram os exageros da bebida e as libertinagens sexuais. O carnaval passou a ser, então, uma época de devoção à Jesus para os católicos.

A palavra Carnaval se originou a partir da lavra latina carnis levale, que significa adeus à carne. Os católicos aproveitavam esses dias para se despedirem da carne antes de iniciarem o período de jejum. Por isso, ele se inicia um pouco antes da quaresma.

Carnaval 2021
Carnaval 2021

O carnaval é uma das festas brasileiras mais conhecidas no exterior, mas ela não se originou no Brasil. O carnaval foi adotado no período colonial e foi trazido por estrangeiros que foram ocupando o país. Na festa são utilizadas fantasias de carnaval e outros itens festivos.

Veja ainda: Mascarás de Carnaval 2021.

Calendário do Carnaval 2021

O carnaval não tem data fixa. Ele se inicia na quaresma, período que antecede a Páscoa, e termina na terça-feira, antes da quarta-feira de cinzas.

Carnaval de Salvador

O carnaval de Salvador é um dos mais famosos do Brasil. Ele conta com os tradicionais trios elétricos e blocos de rua. Ele é dividido por três circuitos: Omar, no centro; Dodô, na Barra/Ondina; e o Batatinha, no Pelourinho. Além disso, Salvador também oferece um belo litoral, que pode ser aproveitado por quem não gosta tanto das folias e quer aproveitar o feriado para descansar próximo à natureza.Salvador, Recife


Carnaval Rio de Janeiro

O Carnaval do Rio de Janeiro é uma das festas mais famosa do mundo. Além dos tradicionais desfiles de escola de samba da Sapucaí, também há os blocos de rua que ocupam toda a cidade. A festa nas ruas vem crescendo com muita força a cada ano, e os blocos contam com ritmos variados como samba, marchinha, rock e outros.


Carnaval Recife

O carnaval de Recife acontece nas ruas da cidade. Há desfiles de agremiações carnavalescas e apresentações de cantores e conjuntos musicais em palcos específicos. Alguns cantores famosos de Recife, como Alceu Valença, as vezes fazem pequenas aparições nas varandas dos casarões antigos do centro da cidade. O frevo é o ritmo tradicional do carnaval, mas há todos os tipos de música.

O Galo da Madrugada marca o início da festa. Além disso, pode-se chegar em Olinda também e encontrar os blocos de rua que descem e sobem as ladeiras da cidade. O litoral de Pernambuco também conta com lindas praias que podem ser aproveitadas ao longo do feriado de carnaval.


Carnaval Porto Seguro

O carnaval de Porto Seguro oferece trios elétricos, blocos de rua e festas privadas. Além disso, a região conta com praias paradisíacas para quem quer aproveitar o carnaval para relaxar.


Carnaval São Paulo

O carnaval de São Paulo faz o famoso desfile das escolas de samba no Sambódromo do Anhembi, além de oferecer bailes em clubes e blocos de rua com ritmos variados, como samba, axé, funk e pagode. Muitos cantores e músicos famosos sobem nos trios elétricos para fazerem shows. Há também as tradicionais marchinhas guiadas pelo Rei Momo.

É só escolher um lugar para curtir o carnaval e se jogar na folia!

Carnaval São Paulo
Carnaval São Paulo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui