Para os cristãos o Natal é uma data importante do ano, pois além de se comemorar o nascimento de Jesus, também é uma ocasião em que as famílias e as pessoas próximas se reúnem. Neste momento as famílias costumam fazer a tradicional ceia de Natal 2021 com a comidas típicas dessa data, como peru, chester, arroz com passas, frutas e outras guloseimas natalinas. Ninguém tem dúvidas de que o Natal é uma época em que as pessoas gostam de se fartar e preparar uma boa ceia faz toda diferença.

Ceia de Natal 2021
Ceia de Natal 2021

Ceia de Natal Tradicional

A Ceia de natal tradicional sempre conta com esses pratos: arroz, farofa, salada, salpicão, chester, peru, bacalhoada, e as famosas rabanadas. A partir daí, você pode fazer variações dessas receitas, como incrementar o arroz com passas ou maças, fazer um molho especial para o Peru e para o Chester, usar uma receita especial da família para preparar as rabanadas.

Enfim, o toque especial é sempre a da mão do cozinheiro. O fato é que para aqueles que não abrem mão da tradição, essas comidas não podem faltar na mesa de natal.

Ceia de Natal Simples e Barata

Nem sempre estamos com condições financeiras de investir numa ceia tradicional de natal, já que carnes como peru e chester apresentam um preço mais elevado, principalmente nessa época do ano. Mas saiba que há maneiras de se fazer uma ceia muito gostosa com opções mais baratas. Você pode substituir as carnes natalinas pelo frango assado recheado com farofa, ou o frango assado com batatas.

A bacalhoada pode ser substituída pela falsa bacalhoada que pode ser feita com filet de merluza ou outro peixe da sua escolha. O arroz pode ficar colorido se misturado com cenoura, milho e ervas. Uma salada de batatas com maionese é uma receita simples, barata e deliciosa! Você também pode investir numa salada de folhas verdes com maças. As típicas rabanadas natalinas não são caras e podem ser servidas como sobremesas. Há outras opções de sobremesas baratas como pudim, brigadeiro e doces de frutas.


Comida para Ceia de Natal 2021

Nós vamos dar aqui uma dica para uma ceia de natal completa, econômica e deliciosa:

Ceia:

  • Arroz colorido com cenoura ralada, milho e ervilha.
  • Frango assado.
  • Farofa de alho.
  • Bacalhoada de Merluza.
  • Salada de alface crespa, lisa e rocha

Sobremesa:

  • Pudim de leite condensado
  • Rabanadas
  • Frutas diversas

Bebidas:

  • Sucos naturais
  • Água
  • Vinho

Com esta ceia, seu Natal em família será um sucesso!


Ceia de Natal Leve e Saudável

Há pessoas que não abrem mão de uma alimentação mais saudável, mesmo em época de festas. Para elas, também há opções de Ceias. Pode optar por fazer um frango assado para ser servidos com legumes gratinados. Para quem não abre mão do arroz, pode-se optar pelo integral com castanhas ou amendoim. Pode-se servir uma salada verde bem temperada. Farofa de abobrinha é uma delícia e é uma opção leve. Os peixes regados à azeite também são ótimas opções mais light.

A rabanada pode ser apenas dourada na frigideira ao invés de ser frita. Para sobremesa, pode-se optar pelas frutas ou doces em calda. Os sucos integrais de uva ou naturais das frutas são ótimas opções de bebidas para quem quer ser saudável e não gosta de bebidas alcoólicas. Você também pode preparar o seu próprio refrigerante natural com água gaseificada misturada com suco de frutas como o de limão ou laranja.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui