Para algumas mulheres os pelos que recobrem o corpo são um verdadeiro tormento. Isso porque muitas vezes os pelos incomodam e a sensação estética não é nada agradável. Para esses casos em que os pelos ganham muito destaque sobre a pele, vale a pena pensar na ideia da depilação a laser, também conhecida como depilação definitiva.
Geralmente realizada em seções, essa técnica promete acabar de vez com os pelos indesejáveis, através de etapas que afinam os pelos e os eliminam da pele ao fim do tratamento.
A energia térmica do laser é captada pela melanina (proteína responsável pela coloração da pele) e destrói a capacidade do folículo capilar (matriz) de produzir os pelos, como se fosse uma discreta cauterização. O resultado a laser é potencializado se o pelo for escuro. Funciona melhor.
Navegue
antes da depilação a laser…
Antes de realizar o tratamento com depilação a laser, deve-se abolir por um período as depilações caseiras com lâminas ou cera quente. É importante que o pelo esteja ligeiramente crescido para iniciar as sessões.
Outro detalhe que deve ser observado com atenção é que esse tipo de depilação não é indicado para quem ainda não está na puberdade, de preferência já na idade adulta. Isso porque antes disso, o organismo do adolescente e seus hormônios naturais ainda estão agindo e transformando seu corpo.
Como é feita a depilação definitiva
O tratamento costuma se dividir entre depilação a laser pulsado ou com laser direto.
A luz pulsada (LID) tem como principal vantagens o fato de que não é necessário nenhum tipo de anestésico durante a aplicação e as sessões do tratamento costumam ser bastante curtas. É indicado para quem possui pele clara e pelos escuros.
Quando utilizada a técnica do laser direto, tem-se a opção de escolher entre o Laser de Rubi e o Laser Diodo.
O primeiro é indicado para peles claras com pelos escuros e o segundo para peles morenas e negras (ou até mesmo se a pessoa tiver se bronzeado). A energia do laser age diretamente na raiz do pelo, enfraquecendo e minimizando a capacidade da matriz capilar produzir um novo fio.
lembre-se bem
É sempre importante salientar que qualquer procedimento desse tipo deve ser realizado em consultórios adaptados para esse fim, assim como por profissionais competentes e reconhecidos. Não vale a pena querer economizar nesse investimento pois as chances de algo sair errado existem e se o profissional não for bom o suficiente, poderão surgir marcas e cicatrizes. Bons profissionais e boas clínicas de estética oferecem esse serviço com segurança. É sempre bom checar com antecedência o local escolhido, pela Internet e visitando-o pessoalmente.