É comum vermos muitas pessoas por aí lutando para perder peso. A obesidade é um problema cada vez maior no nosso país e já se tornou um verdadeiro desafio no exterior, principalmente nos Estados Unidos, em que mais da metade da população adulta está acima do peso recomendado. Isso aumentou, nas ultimas décadas, a procura por dietas ideias, milagrosas e rápidas, em que a pessoa perde peso em questão de dias ou semanas.

Dieta para Engordar
Dieta para Engordar

Mas e quando o que a pessoa deseja é ganhar peso e não perder? Pode parecer um sonho para muita gente, mas a verdade é que existem pessoas que simplesmente não conseguem engordar. Isso mesmo.

Por mais que consumam alimentos calóricos e se alimentem em grandes quantidades, alguns organismos não conseguem adquirir peso.

O resultado é um peso sempre abaixo do que seria o recomendado para a sua altura e peso. Isso acontece por terem apetite muito baixo ou por possuírem um metabolismo acelerado. Estão sempre com fome, estão sempre comendo, mas não ganham peso de jeito nenhum.

Essas pessoas tem mais dificuldade em encontrar dietas hipercalóricas, desenvolvidas especialmente para o aumento do peso, já que a procura maior é para a perda de quilos.

As dietas para engordar seguem basicamente o mesmo princípio das dietas para emagrecer. É necessário saber a quantidade ideal de calorias que precisam ser cosumidas ao dia.

Para descobrir a quantidade de calorias diárias, multiplique seu peso por 2,2 e depois multiplique o resultado por 20 kcal, o resultado será a quantidade de calorias que precisam ser consumidas para ganhar peso. Conforme for ganhando peso, refaça a conta, pois a necessidade de calorias irá aumentar.


Dieta para engordar com saúde

É muito importante ganhar peso com saúde, portanto, monte seu cardápio observando a quantidade de calorias existente em cada alimento e providencie refeições a cada 3 horas. Não exagere em alimentos que contenham gordura trans, excesso de açucares e frituras. Se encher de chocolates e biscoitos só farão com que você tenha problemas como celulite e gastrite, sem falar na tão temida barriguinha.

Não dispense alimentos como:

  • massas integrais;
  • leite integral;
  • aveia;
  • frutas oleaginosas como amêndoas, castanhas, nozes e avelãs.

Tudo isso deve fazer parte da sua dieta para engordar.

Outra coisa importante, mas que muita gente se esquece, é que quem é magro pode e deve malhar. Exercícios que focam em ganho de massa corporal (musculação) são essenciais para quem deseja aumentar seu peso com saúde. Não fixe sua rotina de atividades físicas apenas com exercícios aeróbicos, que na verdade só ajudam a perder peso.


Lista de Alimentos Saudáveis para ganhar peso

Para ganhar peso de maneira saudável, é necessário balancear a sua dieta com uma série de alimentos. É altamente recomendado que esse processo seja realizado com a supervisão de um profissional de nutrição.

Confira a seguir uma lista com alimentos que costumam ser indicados em dietas para ganhar peso:

Óleos e Gorduras Saudáveis

Alguns óleos naturais como o azeite extra-virgem, óleo de coco e óleo de abacate possuem ato grau calórico, mas ao mesmo tempo apresentam vários benefícios para a saúde do indivíduo.

Iogurte

Ideal para ingestão entre as refeições, é prático, gostoso e tem um perfil nutricional muito bom. Por se um derivado do leite, possui em sua composição proteínas, gorduras e carboidratos.

Ovos

Alimento de fácil preparo, o ovo é rico em proteína, tornando-o um dos alimentos mais indicados para quem quer aumentar a massa muscular.

Queijo

Outro importante derivado do leite. Contém alta concentração de gorduras saudáveis carboidratos, especialmente indicado para acompanhar outros alimentos com menor índice calórico.

Chocolate Amargo

O chocolate amargo é um alimento com alto índice calórico, mas que também contém substâncias importantes para a saúde, como os antioxidantes.

Cereais

Cereais são importantes na dieta para ajudar a inserir fibras na alimentação. São indicados, pelo seu índice nutricional a aveia e a granola.

Abacate

O abacate é uma das frutas com mais alto índice calórico, principalmente por causa de seu óleo. Além disso, é uma fruta rica em vitaminas e minerais, fundamentais para se manter saudável.

Pão Integral

São uma fonte prática de carboidratos na dieta. Além disso, podem ser combinados com outros alimentos como queijo, ovos e carne, que ajudam a inserir na refeição proteínas e gordura.

Frutas Secas

São consideradas um alimento com bastante calorias, além de fornecer vitaminas e oxidantes. Vale lembrar que as frutas secas tem menos vitaminas que as frutas in natura, porém seu índice calórico é maior.

Suplementos proteicos

Suplementos de proteína são indicados em dietas de pessoas que queiram adquirir massa muscular rapidamente.

Salmão

Peixes em geral são uma fonte importante de proteína na alimentação. Além disso, também são fonte de ômega-3, um importante tipo de gordura fundamental para manter a saúde cardiovascular.

Batatas e amido

São uma das formas mais baratas de inserir carboidratos na sua dieta. Outras fontes de amido importante são a abóbora, milho, batata doce, aveia, feijão e quinoa

Carnes Vermelhas

São um alimento muito importante para quem está querendo construir músculos. São uma das principais fontes de proteína, além e serem ricas em gordura.

Além disso, são fonte leucina, que ajuda na construção da massa muscular

Arroz

São uma importante donte de carboidratos para a dieta. Comparado com outros cereais, o arroz possui uma densidade de calorias considerada alta.

Leite

Leite é uma importante fonte de carboidratos e proteínas na dieta, além de ser uma bebida de fácil digestão. Também é uma importante fonte de cálcio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui