O Fluconazol é um dos medicamentos populares mais vendidos nas farmácias brasileiras. Também conhecido como DiflucanTriazolZoltec, é indicado para o tratamento de infecções causadas por fungos nas mais diversas partes do corpo. Como todo medicamento ele deve ser utilizado com precaução e sob a indicação e orientação médica para que não haja nenhum tipo de reação negativa ou mesmo provocar e agravar algum problema de saúde.

Por isso é importante que você leia atentamente este artigo para conhecer esse importante medicamento e, se um dia o seu médico lhe receitar o Fluconazol, compreenderá qual é o objetivo e o mal a ser combatido.

Informações sobre o Fluconazol
Informações sobre o Fluconazol

Navegue

O que é Fluconazol?

O remédio que é comercializado tanto no Brasil quanto em Portugal pelo nome Fluconazol é indicado para o tratamento contra fungos que podem atingir tanto o esôfago, unhas e até os órgãos genitais. Estes últimos geralmente são tratados por uma variação do medicamento chamada Candizol que, como o próprio nome indica, é o mais adequado para o tratamento da Candidíase vaginal. O Fluconazol também é encontrado em farmácias pelo nome comercial de Zoltec.

O Fluconazol tem 2 apresentações principais, o comprimido e a pomada. O comprimido é um antifúngico de uso interno muito poderoso, usado principalmente para acabar com fungos de difícil contato com a pomada. Já essa última é usada para focos de fungos superficiais, como na superfície da pele e nas unhas, e em alguns casos, nos genitais.

Para que serve o Fluconazol?

É muito comum ser indicado por ginecologistas às pacientes que sofrem de candidíase, uma espécie de fungo que atinge a vagina e áreas próximas, cuja presença é facilmente detectada por sintomas comuns como, por exemplo, vermelhidão, coceira, dor e até corrimento branco. O medicamento combate as principais espécies de fungos que são as seguintes: Cryptococcus neoformans, Candida spp., Blastomyces dermatitides, Microsporum spp. e Histoplasma capsulatum.

Entretanto, para o combate a infecções causadas por cândida krusei ou cândida glabrata a ação do Fluconazol não é tão eficiente como visto em outras espécies de fungos. Nestes casos, o médico, ao detectar a sua presença irá indicar outro medicamento mais eficaz de acordo com o seu caso.

Efeitos colaterais do Fluconazol

Como todo medicamento pode ocorrer algum tipo de efeito colateral, o qual varia para cada tipo de organismo. Assim sendo, é provável que o paciente ao fazer o tratamento com o remédio venha a sentir as chamadas reações adversas que são as dores abdominais, náuseas e diarreia, embora o mais comum seja as incômodas dores de cabeça. Se o paciente é portador do vírus HIV é comum surgirem algumas reações de pele. Agora se você possui algum problema renal é importante avisar seu médico para que ele faça o correto ajuste de dosagem do Fluconazol para evitar possíveis intoxicações.

Por outro lado, é importante alertar que o medicamento não deve ser tomado com doses acima da indicação médica, ou seja, você deverá tomar somente a dosagem prescrita caso contrário, se realizar a superdosagem acabará sofrendo paranoia e até alucinações.

Existe contraindicação do Fluconazol?

Como a maioria dos medicamentos, o Fluconazol apresenta contraindicação. Ele não deve ser utilizado por pessoas que possuem alergia ou qualquer tipo de sensibilidade contra os chamados compostos azólicos que são os miconazol, cetonazol e itraconazol. Também não é indicado para as gestantes, principalmente nos seguintes períodos: os três primeiros meses de gravidez e durante o período de amamentação para não provocar problemas de saúde ao bebê.

E, por fim, outro importante cuidado a ser tomado é não utilizar o Fluconazol com a cisaprida e a terfenadina, pois aumentará o risco de arritmia cardíaca no paciente.

Como Comprar Fluconazol

Trata-se de um medicamente extremamente comum que pode ser encontrado em praticamente qualquer farmácia, inclusive pode ser comprado pela internet. Pelo link a seguir, você confere as ofertas para comprar Fluconazol pelo menor preço. Aproveite, pois são as ultimas unidades do Fluconazol.

Informações complementares

Não custa lembrar mais uma vez que o Fluconazol como qualquer outro medicamento não deve ser utilizado por conta própria, mas somente com prescrição médica para não submeter o seu organismo a riscos que você até desconheça.

Se o seu médico indicar o uso do remédio siga corretamente as orientações para que possa resolver os incômodos que surgiram em seu corpo. Combinado? Aproveite e compartilhe este artigo nas redes sociais.

Avalie este artigo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui