Os livros do gênero de auto ajuda são os mais buscados atualmente, e isso se deve aos benefícios que eles podem proporcionar ao usuário. Ao procurar pelos melhores livros de auto ajuda, você conhecerá obras de autores renomados como Deepak Chopra, Augusto Cury, Mark Manson e muitos outros.

Aqui em nosso guia, será possível compreender quais são os top 10 melhores livros de auto ajuda de 2021, tanto em versões de capa comum quanto no formato para Kindle. Não perca!

Quais os Melhores Livros de Auto Ajuda 2021

Muitas pessoas têm migrado para os livros de auto ajuda pela possibilidade de encontrar mudanças significativas em seus hábitos e na forma de enxergar o mundo.

Pode-se deparar com obras do cenário nacional e internacional, seja no formato tradicional ou no formato de e-book, com diferentes preços, sendo que muitas opções podem ser adquiridas sem custo adicional pelo Kindle.

Preparamos, portanto, um tópico com os melhores livros de auto ajuda levando em consideração o número de vendas e o sucesso que os respectivos autores apresentam. Acompanhe e escolha um para começar a navegar por essa modalidade tão rica em detalhes! Vamos lá?

Ansiedade: Como enfrentar o mal do século – Augusto Cury

Quando falamos em autores de livros de auto ajuda, um dos primeiros nomes que vêm à cabeça é Augusto Cury, concorda? Pois bem, ele é um autor com longa carreira como psiquiatra e psicanalista, tendo um total de 70 livros publicados nesta área.

Suas obras são campeãs de vendas, sendo que grande parte deste sucesso advém de uma consistência incomparável, da mesma forma que a profundidade de seus temas, que geralmente englobam uma boa parcela da sociedade. Confira ainda quais as melhores pranchas para o cabelo.

É exatamente o que acontece na obra “Ansiedade: Como enfrentar o mal do século”. Trata-se de uma abordagem sobre a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA), uma adversidade que aflige muitas pessoas, sendo capaz de baixar a produtividade no trabalho e nos estudos, ao ponto que prejudica a qualidade de vida.

São 160 páginas auto explicativas onde a SPA é explicada juntamente com todos os seus sintomas e as formas mais eficazes de tratá-la.

Este livro já está no mercado há mais de 7 anos e ainda hoje continua sendo um dos mais vendidos do autor nesta área. Ele é, na verdade, a primeira parte de uma trilogia na qual estão os outros dois livros da mesma autoria: Autocontrole – Como Controlar o Estresse e Manter o Equilíbrio; e Ciúme – O medo da perda acelera a perda.

Ambas as obras são bem avaliadas em sites como a Amazon e podem ser acessados tanto da versão de capa comum quanto para Kindle.

O custo benefício também é um fator favorável aqui, facilitando a compra da coleção completa, mas indicamos o início da leitura pelo primeiro item, que ensinará técnicas valiosas para ter controle mental e emocional.

São outras características deste livro que merecem ser evidenciadas: editora Benvirá, lançamento em 29 de novembro de 2013, e dimensões de 20,8 cm x 14 cm x 1 cm.

Prós
  • Bom custo benefício;
  • Disponibilidade em e-book e capa comum;
  • Tema abordado de maneira ampla;
  • Autor de renome;
  • Ensina técnicas de controle mental e emocional;
  • Explicação completa sobre a Síndrome do Pensamento Acelerado.
Contras
  • Linguagem pode ser considerada de difícil compreensão.

As Sete Leis Espirituais do Sucesso – Deepak Chopra

O livro “As Sete Leis Espirituais do Sucesso” de Deepak Chopra é daqueles que não podem ficar de fora da sua estante se você é um leitor assíduo da categoria de auto ajuda.

Esse livro é considerado um dos clássicos do gênero com versões traduzidas em diversos idiomas. Sua edição original possui foi elaborada em inglês pelo autor indiano Deepak Chopra, mundialmente famoso por suas obras únicas, tendo influências da ayurveda e da medicina ocidental. Veja também nossa lista de melhores bicicletas ergométricas do mercado.

Sob um olha mais crítico, tenha em vista que o autor costuma fugir um pouco dos fatos científicos para buscar um embasamento espiritual e místico. Seus livros é considerado por muitos como “pseudociência”, no entanto se você é um adepto das obras do autor, não há porque não ler mais esse livros que vêm ganhando fãs à cada ano!

O autor faz uso de termos e visões espirituais para formar suas ideais e como o livro é uma adaptação, a linguagem pode ser considerada difícil por algumas pessoas.

As 112 páginas deste best-seller propõem uma incorporação do lado espiritual de cada pessoa na busca pelo sucesso financeiro, amoroso e de todas as outras necessidades humanas.

Em síntese, essa obra de Deepak Chopra apresenta as seguintes descrições: idioma (português traduzido), 83ª edição, comercializado em capa comum e via e-book para Kindle, medidas de 20,6 cm x 13,6 cm x 1 cm e o lançamento em 15 de julho de 2019.

Prós
  • Preço atrativo;
  • Aborda termos de espiritualidade;
  • Ensinamentos para prosperar;
  • Comercializado em e-book e capa comum;
  • Sucesso de vendas (Best-seller);
  • Autor mundialmente conhecido e respeitado.
Contras
  • Obra muito criticada por fugir do embasamento científico;
  • Linguagem traduzida pode apresentar descontextualização.

A Sutil Arte de Ligar o F*da-se – Mark Manson

Já que estamos falando das versões que são sucesso de vendas, “A Sutil Arte de Ligar o F*da-se” de Mark Manson, é mais um livro de auto ajuda bem incomum para os padrões da categoria.

A ousadia desta obra se deve às características de escrita de Manson, que entrega uma leitura gostosa e de fácil compreensão. Ao longo das 224 páginas, que até podem parecer bastante, você terá acesso a um verdadeiro manual que mostrará de diversas formas como cada ser humano é minúsculo perto da grandiosidade do mundo.

Tal temática fez esse livro ser um dos mais buscados dos últimos tempos por fugir das amarras da escrita convencional e cheio de visões realistas com um toque de vivacidade. E não deixe de conferir ainda quais os melhores sabonetes para Pano Branco.

Ao contrário do que muitos pensam ao ler o título, esse livre não é sobre abrir mão das responsabilidades da vida, mas sim de estar aberto para tudo o que será vivenciado durante essa trajetória que chamamos de vida, sem se preocupar além do que é necessário.

Portanto, se você ainda não encontrou um texto agradável de auto ajuda, esse com certeza é uma das alternativas mais adequadas para começar a compreender este meio.

Estes são outros detalhes que demandam atenção: capa do tipo brochura, com versão para Kindle, editora Intrínseca e dimensões de: 20,8 cm x 13,6 cm x 1,4 cm.

Prós
  • Preço acessível;
  • Texto agradável;
  • Disponibilidade em e-book e capa comum;
  • Editora Intrínseca;
  • Capa do tipo brochura;
  • Versão para Kindle;
  • Boas dimensões.
Contras
  • Livro consideravelmente grande.

O Poder da Ação – Paulo Vieira

Paulo Vieira é mais autor brasileiro que tem um espaço garantido entre os maiores produtores de conteúdo de auto ajuda na atualidade.

Com o seu livro “O Poder da Ação”, ele alcança muitas pessoas pelo simples fato de proporcionar um desejo muito comum: tornar os sonhos profissionais realidade.

Esse livro de ajuda está entre os mais vendidos no brasil desde o seu lançamento no dia 1 de junho de 2015, deixando bem claro seu sucesso.

De acordo com o autor, ações como a comunicação, a criação e o planejamento são imprescindíveis para o sucesso ao longo e curto prazo. Desta maneira, será possível olhar para a sua carreira sem frustrações, tendo um norte para o crescimento pessoal.

São 256 páginas produzidas pela Editora Gente e comercializadas tanto em capa dura quanto na convencional, além de apresentar uma versão exclusiva para o Kindle.

Prós
  • Valor atrativo;
  • Disponibilidade em Kindle, capa dura e capa comum;
  • Tema de fácil compreensão;
  • Autor brasileiro;
  • Sucesso de vendas;
  • Dá dicas sobre como crescer na vida profissional e pessoal.
Contras
  • Alguns leitores indicaram certas generalizações sem sentido na escrita.

O Milagre da Manhã: O segredo para transformar sua vida (antes das 8 horas) – Hal Elrod

Nossa quinta indicação deste guia corresponde ao livro “O Milagre da Manhã: O segredo para transformar sua vida (antes das 8 horas)” de Hal Elrod. Esse escritor americano é mundialmente conhecido por seus livros de auto ajuda e, principalmente por ser o apresentador do podcast Achieve Your Goals.

Esse é um daqueles livros que valem a pena ter tanto na versão física quanto na virtual, principalmente se você tiver o Kindle, pois ele é realmente um sucesso de vendas no Brasil e no mundo.

Seu reconhecimento se dá por relacionar todos os fatores que podem ser alterados durante a manhã para ganhar qualidade de vida, mesmo estando dentro de uma rotina.

A disciplina é o ponto chave aqui, já que o primeiro passo consiste em acordar cedo e visar sempre o desenvolvimento pessoal, levando em conta todos os seus potenciais e habilidades.

Considerado um best-seller, esta obra conta com mais de 1 milhão de exemplares vendidos no Brasil. A versão vendida em território nacional é traduzida, então como em qualquer adaptação podem haver interpretações dissemelhantes ao texto original.

Prós
  • Custo acessível;
  • Versão física e virtual;
  • Compatível com o Kindle;
  • 196 páginas;
  • Ensina disciplina para acordar cedo e alcançar todos os seus objetivos;
  • Texto em português;
  • Escritor mundialmente respeitado;
  • Linguagem simplificada.
Contras
  • Adaptação pode contar com traduções que diferem do texto original em inglês.

O Poder do Hábito – Charles Duhigg

“O Poder do Hábito”, de Charles Duhigg é mais uma opções que pode te impressionar entre os livros estrangeiros traduzidos para a língua portuguesa.

Esta é uma das obras mais extensas desta lista, contando com 408 páginas, o que pode gerar um desconforto grande para quem está acostumado com livros mais compactos. Confira ainda a lista de melhores camisinhas do mercado.

Neste contexto, orientamos a compra da versão para Kindle, que também está mais em conta. Em contrapartida, se você prefere gastar um pouquinho mais para obter a versão original, não pense duas vezes!

Quanto ao conteúdo, Charles Duhigg foca sua escrita em funções da mudança de hábitos e as formas de prosperar com pequenos atos.

Outro ponto que precisa ser ressaltado é que na categoria de comportamento organizacional, “O Poder do Hábito” lidera em número de vendas, demonstrando um pouco do sucesso desta obra.

Esse é um clássico texto de auto ajudo, porém com uma estrutura de texto mais trabalhada, visando exemplos reais e que podem servir de inspiração para que você também consiga atingir todos os seus objetivos de vida, em busca do contentamento profissional e pessoal.

São outros detalhes técnicos deste livro: Editora‎ Objetiva, 1ª edição em 24 de setembro de 2012, idioma português (traduzido do inglês) e dimensões gerais robustas (22,8 cm x 16 cm x 2,4 cm).

Prós
  • Comercializado em e-book e na versão com capa comum;
  • Temática bem trabalhada;
  • Texto em português;
  • Aplicações sobre mudanças de hábito e rotina;
  • Com exemplos reais.
Contras
  • Muitas páginas;
  • Preço relativamente alto;
  • Estrutura robusta e pesada.

Por que fazemos o que fazemos? – Mario Sergio Cortella

O livro “Por que fazemos o que fazemos” de Mario Sergio Cortella é uma boa leitura para quem deseja ter satisfação no trabalho exercido. Ele é produzido pela Editora Planeta, tendo 176 páginas e duas opções de capa: dura ou brochura.

Essa obra pode te ajudar a entender como a carreira profissional influencia em sua vida pessoal e quais as formas colher frutos promissores. Veja também nossa lista de melhores areias para gatos.

Mario Sergio Cortella é um escritor e filósofo brasileiro muito conhecido no cenário nacional e que apresenta inúmeras obras voltadas para o meio da vivência em sociedade.

O ser humano na essência do trabalho e das ações racionais é o principal prospecto desta obra, sendo alimentada com uma série de teorias filosóficas que contribuem para um conteúdo engrandecedor.

Com esse livro você aprenderá a deixar a sua vida no trabalho e fora dele mais prazerosa, e só por isso já vale a pena, não é mesmo?

Além das versões convencionais, tal obra também pode ser acessada na versão virtual para e-books e para o Kindle. Porém, seguindo os padrões dos outros livros que vimos anteriormente, os valores são razoavelmente altos.

Prós
  • Conteúdo de alta qualidade;
  • Escritor conceituado;
  • Capa comum ou dura;
  • Disponível para Kindle;
  • Tema bem estruturado;
  • Leitura prazerosa e repleta de teorias;
  • Enfoque na qualidade de vida em harmonia com o trabalho.
Contras
  • Custo elevado.

O Livro da Gratidão: Inspiração para Agradecer – Carolina Chagas

Caso você queira começar com uma leitura simples e de fácil entendimento sem precisar gastar muito, a obra “O Livro da Gratidão: Inspiração para agradecer” de Carolina Chagas pode ser exatamente o que você está buscando.

Neste livro, a autora te convida a uma viagem para um mundo repleto de gentilize, gerando paz de espírito e uma vivência repleta de bons pensamentos.

O bom custo benefício é o principal destaque deste livro, que pode ser acessado tanto na versão de capa comum (brochura) quanto em e-book pelo Kindle.

São 120 páginas com uma leitura fácil é construtiva, sendo produzido pela Editora Fontanar. Portanto, até mesmo os iniciantes podem se beneficiar com esse livro!

A capa também já é uma obra prima por si só, então a compra da versão física pode ser interessante neste quesito, servindo muito bem como um presente.

A gratidão é o termo trabalhado à fundo aqui, reunindo inúmeras frases de outros autores de diversas áreas que trabalham esse conceito.

No geral, este livro trará muita alegria e reflexão ao leitor, indicado principalmente para quem precisa dar uma guinada positiva com alto astral na vida.

Prós
  • Ótimo custo benefício;
  • Disponibilidade em capa comum;
  • Possui versão para Kindle;
  • Linguagem simples e de fácil entendimento;
  • Reunião de frases e pensamentos sobre a gratidão;
  • Boa opção para presente.
Contras
  • Poucas páginas.

Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso – Carol S. Dweck

Na penúltima posição deste ranking, decidimos trazer uma alternativa para quem se interessa por temas relacionados à psicologia e, especialmente, a compreensão do ser humano em sua essência.

O livro “Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso” de Carol S. Dweck é um verdadeiro guia para o sucesso, visando as relações humanas juntamente com as duas formas padronizadas de mindset, que é o fixo e o crescimento.

No entanto a autora acaba sendo repetitiva, lembrando que são 312 páginas, podendo desencorajar o leitor em alguns pontos. Por outro lado, a obra como um todo dispõe de uma boa leitura com termos bem explicados, ideal para os leitores iniciantes neste tema.

Há muitas exemplificações durante o livro, abordando o fracasso e o sucesso, tanto na vida como no âmbito profissional, sob o mesmo ponto de vista.

O preço desta versão é considerado intermediário para os padrões do mercado, mas que é justificável pelo tamanho robusto do livro, que pode ser imaginado ao observas suas dimensões gerais: 23 cm x 16 cm x 1,8 cm.

Essa obra dispõe dos seguintes detalhes adicionais: capa do tipo brochura, versão para o Kindle, editora Objetiva, versão traduzida do inglês e lançamento da 1ª edição em 24 de janeiro de 2017.

Prós
  • Campeão de vendas;
  • Explicação aprofundada sobre o termo “mindset”;
  • Versão para Kindle;
  • Capa moderna do tipo brochura;
  • Editora Objetiva;
  • Abordagens sobre o fracasso e o sucesso.
Contras
  • Preço intermediário;
  • Muitas páginas;
  • Alguns pontos são repetitivos.

Procrastinação: Guia científico sobre como parar de procrastinar (definitivamente) – Lilian Soares

Para fechar a nossa listagem, optamos por analisar o livro “Procrastinação: Guia científico sobre como parar de procrastinar (definitivamente)”, de Lilian Soares.

Este livro foi produzido apenas como e-book, então para acessá-lo será necessário utilizar um computador, tablet, notebook ou o já famoso Kindle.

O maior diferencial desta obra é o preço, já que para assinantes do Kindle Unlimited essa obra pode ser acessada gratuitamente.

O conteúdo trata basicamente sobre a necessidade de parar e recuperar as forças, sem que este ato seja considerado um procrastinação, ao mesmo tempo que define meios para amplificar a produtividade de maneira mais segura e gratificante.

Durante as 155 páginas, a autora Lilian Soares dá dicas sobre como aproveitar melhor o tempo, entre os períodos de estudo, trabalho e entretenimento produtivo, é claro!

Apesar de ser um texto bem sério, há alguns trechos que visam a leitura mais descontraída, o que favorece um maior entendimento do tema sem que a leitura fique cansativa demais.

Prós
  • Preço justo;
  • Disponibilidade em e-book;
  • Gratuito para assinantes do Kindle Unlimited;
  • Texto de fácil entendimento;
  • Tamanho agradável;
  • Boas dicas sobre organização da rotina.
Contras
  • Não é disponibilizado na versão física.

Melhores Livros de Auto Ajuda Custo Benefício

Os livros costumam ser bem caros no Brasil, o que acaba desencorajando muitos leitores. Graças à diversos esforços, atualmente já é possível acessar livros em forma de e-books ou via Kindle.

Portanto, consideramos estes fatores e escolhemos “O Livro da Gratidão: Inspiração para agradecer” da Carolina Chagas como a melhor obra literária de auto ajuda em custo benefício de 2021.

Tal escolha se deu por conta das qualidades deste livro e a disponibilidade em versões físicas e virtuais, sendo que ambas configuram um preço justo.

Acima de tudo, esse livro é de fácil leitura e pode ser acessado por qualquer pessoa, até mesmo quem está começando a se interessar por livros e deseja uma versão barata e que vá direto ao ponto!

Como escolher os Melhores Livros de Auto Ajuda?

A forma mais adequada de escolher um livro de auto ajuda é compreendendo alguns parâmetros primordiais, são eles: tema, sinopse e formato da distribuição. Veja só:

Tema:

O gênero auto ajuda possui muitas vertentes, então saber ao certo um tema específico que você deseja ler, costuma fazer a sua busca ser menos complicada.

Geralmente as pautas mais usuais são: ansiedade, relacionamento, qualidade de vida, trabalho, estudo e interações sociais. Além destas é provável depara-se com temas específicos, tais como: espiritualidade, religião, fé, sucesso e muitos outros.

A Importância da Sinopse:

Em concordância com o que foi relatado acima, a sinopse pode ser decisiva para te ajudar a decidir qual livro comprar. Desta forma, sempre dê uma lida prévia nas descrições para acessar esse resumo.

Geralmente os livros físicos apresentam esse recurso na traseira do produto, já nos e-books é mais comum que estes detalhes sejam expressados em reviews de sites ou na própria relação do livro na biblioteca ou loja online.

Formato:

Foi-se o tempo em que os livros eram lançados apenas da forma física. Hoje em dia o mercado literário online está tão forte quanto o convencional, e grande parte deste sucesso advém do avanço tecnológico e do lançamento dos chamados e-readers, sendo que o mais conhecido Kindle.

Com isso, pode-se acessar mais conteúdo sem a necessidade de gastar o valor próximo ao de um livro físico, além de que os e-readers apresentam planos mensais que disponibilizam livros “gratuitos” por meio de plataformas próprias.

Mas se você é daqueles leitores clássicos, ainda existem os livros tradicionais e que continuam sendo os preferidos dos brasileiros, tendo versões com a capa normal ou dura, porém os valores são extremamente superiores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui