As pontas duplas são o terror de muitas mulheres que, sem saber exatamente o que fazer, acabam cortando o cabelo com mais frequência do que gostariam, pensando que assim eliminarão o problema definitivamente.

O fato é que as pontas duplas acabam sempre aparecendo de novo. O que pouca gente sabe é que é possível eliminar de ver esse problema.

Pontas Duplas: Como acabar

O que são pontas duplas?

Esse incômodo que mexe diretamente na estética do cabelo, deixando o corte irregular acontece quando a cutícula se parte em duas (até mesmo três) partes após danos ao cabelo.

São fatores que colaboram e muito para o surgimento das pontas duplas:

  • Exposição exagerada ao sol e ao mar
  • Prender irregularmente
  • Agressão química como tinturas
  • Tratamentos extremos
  • Relaxamento
  • Uso diário de secador em temperatura muito alta

Como prevenir pontas Duplas?

Primeiro, você deve adotar uma rotina alimentar balanceada. Está mais do que provado que o que você ingere interfere diretamente na saúde dos seus fios. Portanto, mude drasticamente seus hábitos alimentares e consuma alimentos mais saudáveis para cuidar de sua pele e cabelos “de dentro para fora”.

Com relação aos fios, o ideal é que você cuide de seu cabelo em casa com certa regularidade e com bastante atenção. A hidratação semanal com creme específico para seu tipo de cabelo, usar o secador e a chapinha com moderação e usar um protetor térmico nos fios sempre que possível são itens de grande valia na hora de proteger o cabelo contra as pontas duplas.

reparadores de pontas duplas para o cabelo
Algumas marcas de reparadores de pontas duplas para o cabelo

Antes de sair de casa, você pode utilizar um leavein e reparadores de pontas à base de queratina. Eles ajudam no acabamento dos fios e dão vitalidade às pontinhas dos cabelos.

Outra dica importante é a respeito da hora de pentear o cabelo. Muitas mulheres acabam penteando os fios molhados e com escovas inapropriadas, de maneira agressiva, para desembaraçá-los. O ideal seria pentear durante o banho, com a ajuda do condicionador para evitar quebrar o cabelo.


Tratamento para Pontas Duplas

Se houver muitos danos e muitos fios com pontas duplas, infelizmente é hora de cortar o cabelo. A boa notícia é que, após cortar o cabelo e realizar um tratamento e uma prevenção efetivos você não precisará ficar cortando o cabelo com mais frequência do que gostaria.

Procure um bom cabeleireiro, de preferência um que já conheça seu estilo e tipo de fios e explique sua situação. Existem técnicas atuais de cortar as pontas danificadas sem mexer demais no comprimento do cabelo.


Hidratação para Pontas Duplas

Uma da melhores maneiras de acabar de vez com as pontas duplas é através da máscara de reconstrução. Alem de hidratar o cabelo, e proteger contra as agressões que causam as pontas duplas nos fios, as proteínas contidas na máscara ajudam a restaurar o estado original do fio.

Qual a frequência ideal para aplicar máscara de reconstrução nas pontas duplas?

Vai depender do estado do seu fio. Se seu cabelo é pintado, ou você usa secador ou chapinha frequentemente e começou a notar o aparecimento das pontas duplas, provavelmente você vai conseguir restaurar seu fio fazendo a hidratação a cada 15 dias.

Entretanto, se seu cabelo está muito quebradiço e ressecado, recomenda-se aplicar a cada 7 dias, para restaurar a elasticidade dos fios.

Máscara de hidratação acaba com pontas duplas?

A máscara de hidratação é uma ferramenta poderosa para hidratar os fios e evitar o aparecimento das pontas duplas. Entretanto, dificilmente você vai conseguir restaurar o aspecto original somente com a máscara de hidratação – a não ser que você corte as pontas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui