A cirurgia plástica é o procedimento cirúrgico indicado para reconstituir uma parte do corpo, seja por razões médicas, reparadoras e imprescindíveis ou também por razões estéticas, sendo essas as mais procuradas pelos pacientes, principalmente no Brasil, que possui um índice muito grande de pessoas em busca de cirurgias plásticas.

Cirurgia Plástica
Cirurgia Plástica

O conceito de cirurgia plástica só foi introduzido por volta de 1818, mas há relatos e descrições antigas de procedimentos reparadores ainda nas épocas remotas, encontrados em papiros egípcios, que descrevem reconstruções de narizes, orelhas e colocação de enxertos em lábios deformados.

Quando a cirurgia é reparadora, o objetivo é corrigir lesões que estejam atrapalhando a boa saúde do paciente ou defeitos congênitos. Também corrige defeitos adquiridos após acidentes, traumas ou outros procedimentos cirúrgicos.

Já quando a cirurgia feita é sob a ótica estética, o objetivo é aperfeiçoar alguma parte do corpo, melhorando a aparência. Não interfere diretamente no estado de saúde da pessoa, que visa especialmente à beleza após a intervenção. Os exemplos mais comuns são a inserção de próteses de silicone nos seios, a lipoaspiração que visa à diminuição drástica dos excessos de gordura e tecidos do corpo, a rinoplastia (reparo no nariz), otoplastia (reparo nas orelhas), correção de cicatrizes, etc.

Navegue

Onde fazer

Toda cirurgia envolve riscos sérios. Portanto é mais do que importante fazer uma pesquisa prévia sobre o lugar em que se decidiu por fazer o procedimento cirúrgico na Associação Brasileira de Cirurgia Plástica.

Há casos em que o paciente se submeteu a cirurgias em locais pouco confiáveis e com profissionais não capacitados e acabou por ter lesões ainda mais graves ou até mesmo perder a vida.

Durante as consultas preparatórias, não tenha vergonha de perguntar absolutamente nada. É normal que surjam muitas duvidas a respeito do resultado e da recuperação no pós-operatório. O bom cirurgião deve responder a todas elas com o máximo de detalhes possível, para que não reste nenhum tipo de insegurança por parte do paciente. É responsabilidade dele também deixar claros todos os riscos que o paciente corre, assim como a decisão final de fazer ou não o procedimento, sem nenhum tipo de pressão.

Pós-operatório

Após a cirurgia plástica, o paciente deverá seguir à risca todas as recomendações médicas, para evitar problemas como inflamações, cicatrizes e inchaços por longos períodos de tempo.

Entre as indicações estão o repouso absoluto, os medicamentos prescritos pós-cirúrgicos, troca de curativos e recomendações alimentares.

Riscos e benefícios

Os riscos existem, até mesmo em grandes clínicas estéticas especializadas, por isso é fundamental escolher o local certo, mesmo que o preço seja perceptivelmente mais caro.

Confira a seguir um vídeo do hospital Israelita Albert Einsteins sobre os riscos e benefícios de se fazer a cirurgia plástica.

5/5 - (2 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui