As varizes são o resultado das dilatações das veias do corpo humano, que ficam bem maiores e se espalham de maneira desordenada ao seu redor. Esteticamente, o resultado é cruel: marcas e manchas em relevo deixam o membro afetado bem diferente do normal.

Geralmente elas ocorrem nos membros inferiores, sendo comum vermos as varizes principalmente nas pernas.

Tratamento para varizes
Tratamento para varizes

Navegue

Causas e sintomas das varizes

Os incômodos atingem 70% das pessoas com até 70 anos de idade, e são descritos principalmente como dores, desconforto e inchaço, além de levar várias pessoas a quadros de estresse profundo ou até mesmo depressão, devido ao aspecto estético do local das varizes.

É importante começar os cuidados assim que os primeiros sintomas aparecerem, pois assim é possível evitar o processo cirúrgico, que é indicado em casos graves do problema.

A principal causa é a predisposição hereditária. Portanto, se houver alguém próximo na família com varizes, os cuidados e atenção devem ser redobrados, principalmente no caso das mulheres, que são as mais atingidas pelos quadros de varizes. Em alguns casos, elas podem começar a aparecer já na adolescência quando a carga de hormônios circulando pelo corpo aumenta. Nos homens o problema pode surgir durante a puberdade, quando há um surto de crescimento. Quando maior a idade do indivíduo, mais chances de aparecerem as veias dilatadas.

Ficar muito tempo em pé (ou até mesmo sentado) é um fator que pode desencadear as varizes. Vendedores de lojas ou atendentes em redes de lanchonetes e restaurantes, por exemplo, passam longos períodos na mesma posição, o que pode facilitar o aparecimento do problema, porque prejudica a circulação do sangue nos membros inferiores.

Prevenção e tratamento

Como não há remédio que evite o surgimento do problema, as medicações prescritas (seja por via oral ou tópica) apenas amenizam os sintomas. Ou seja: o ideal é evitar que o problema surja de maneira descontrolada.

É importante fazer pausas programadas no trabalho e na rotina diária para alongamentos e técnicas de respiração, além de sentar-se ou caminhar por alguns instantes. Mover os pés para cima e para baixo durante alguns instantes também ajuda.

Da mesma forma, exagerar na altura do salto também não é um fato benigno. O ideal é o salto médio ou baixo e só em determinadas ocasiões.

tratamento para varizes
Tratamento para varizes pode ser cirúrgico ou a base de injeções para secar as varizes

Evitar pegar muito peso, fazer exercícios aeróbicos e adotar uma alimentação balanceada também fazem parte dos cuidados primordiais para prevenir as varizes.

Fazer uso das meias compressoras também é uma boa opção para quem tem predisposição para o problema e quer se prevenir desde o começo. Elas comprimem os membros, fazendo a circulação acontecer com eficiência. As meias são vendidas nas cores bege, preto e branco, e podem ser utilizadas por baixo da roupa.

Os vasinhos mais simples podem ser tratados em clínicas especializadas, com sessões de injeção. Elas são rápidas, porém doloridas. Quem preferir pode optar pelo laser. Ainda assim o procedimento não é indolor.

Se o caso das varizes estiver avançado e já muito grave, o procedimento cirúrgico é o tratamento mais indicado. Há, porém, a possibilidade de surgirem pequenas manchas durante o pós-operatório aonde foram feitas as intervenções. 

5/5 - (11 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui