As olheiras são manchas logo embaixo dos olhos (e também nas pálpebras) que incomodam muita gente por sua tonalidade mais escura que o restante da pele do rosto.

Tratamento para Olheiras
Tratamento para Olheiras

O que causa olheiras?

As causas são variadas:

  • Hereditariedade: a chance de ter olheiras aumenta se seus pais também tem.
  • Alta exposição ao sol: os raios solares são inimigos da pele, em vários aspectos. Exposição sem proteção e excessiva contribui para o aparecimento de olheiras.
  • Prática de provocar o vômito pelos portadores de bulimia.
  • Tabagismo.
  • Insônia.

As olheiras se tornam visíveis e esteticamente incômodas por causa da deposição dos pigmentos escuros produzidos pelas células melanócitas sob a pele fina ao redor do olho e também pela presença de vasos capilares de coloração escura que se torna perceptível na pele.

Como é um problema comum, muitas pessoas tem olheiras e convivem bem com o problema; mas há quem não consiga o mesmo: geralmente as pessoas que também tem a formação de bolsas em baixo dos olhos se incomodam bastante com as olheiras.


Tratamento para olheiras

Combater maus hábitos é essencial para evitar (ou agravar) as manchas escuras das olheiras.

Pouca gente sabe, mas é possível combater com eficiência as olheiras com métodos naturais. É importante começar a combater o problema já no seu início com hidratação local e também regularizar as horas de sono diárias.

Outra dica importante é: não se esqueça de retirar bem a maquiagem. Quando você aplica rímel todos os dias, é possível que partículas do produto recaiam sobre a pele. O acúmulo diário dessas impurezas quando não bem retiradas pode aumentar a possibilidade de ter olheiras.

Para situações de emergência, utilizar compressas de chá de camomila gelado pode ser um meio rápido e eficaz de minimizar as olheiras. Aplicar o corretivo também esconde bem o problema. Dê leves batidinhas para aplica o produto; mas lembre-se que o corretivo não clareia de vez a pele.

olheiras tratamento
Resultado de um tratamento para a remoção de olheiras

Existem cremes especiais para a região dos olhos, ideais para serem utilizados nas manchas escuras. Invista em cremes com clareadores e que melhoram a espessura da pele afetada.

Você também pode procurar por cremes que tenham acido hialurônico, a carcinina e ingredientes whitessence que agem diretamente na pigmentação da pele. Porém, é valido lembrar: nunca utilize nenhum creme sem consultar um especialista

O profissional especializado vai poder analisar cuidadosamente os pigmentos presentes na mancha escurecida e prescrever medicação adequada para o clareamento saudável da pele.


Como Prevenir Olheiras?

É possível prevenir as olheiras quando elas não são genéticas. Para isso, basta que você adquira alguns hábitos saudáveis. Confira dicas a seguir:

Durma entre 7 a 8 horas por noite

É comum que acordemos com manchas escuras ao redor dos olhos quando dormimos mal durante a noite. De acordo com a médica estética Sara Bragança, é no período da noite que a pele se restaura. Ou seja, sem um sono de qualidade, a pele não conseguirá se recuperar o suficiente.

Diminua o sal

O sódio é um dos principais culpados pela retenção de líquido, e ele está presente no sal. O alto consumo de sal causa maior inchaço na região dos olhos, piorando as olheiras.

Reduza o consumo de álcool

Além do sal, a bebida alcoólica também causa retenção de líquido, pois o álcool “puxa” a água, fazendo que ela fique retida nas células. Para melhorar nesse aspecto deve-se diminuir o consumo dessas bebidas e ingerir maior quantidade de água.

Hidrate a área dos olhos

Sabe-se que uma pele hidratada é sempre mais bonita, além disso, uma boa hidratação faz com que as olheiras diminuam. Uma boa hidratação na área dos olhos aumenta a espessura da pele e, por isso, os vasos sanguíneos dessa área não ficam tão aparentes, melhorando as olheiras no local.


Como Tratar as Olheiras?

Com o crescimento do mercado da beleza, ficou mais fácil tratar as olheiras, existindo diferentes tratamentos para isso. O primeiro passo é a definição de cada tipo de olheira, para depois escolher o tratamento ideal para a mesma.

Como Tratar as Olheiras
Como Tratar as Olheiras

Confira a seguir como tratar cada tipo de olheira:

  • Olheiras vasculares: No caso de olheiras vasculares, é interessante que sejam realizados tratamentos para melhorar a circulação do sangue na região. Para diminuir sua aparência, pode-se destruir pigmentos e hidratar e aumentar a densidade da pele, caso ela seja muito fina. Nesse caso, pode-se utilizar luz intensa pulsada, lasers e até mesmo drenagem linfática.
  • Olheiras pigmentares: As manchas amarronzadas podem ser despigmentadas através de lasers e cosméticos clareadores formulados com alfa arbutin, assim como, com peelings de ácido tioglicólico.
  • Olheiras profundas: No caso de olheiras profundas, é preciso além de clareá-las, preencher o volume perdido na região dos olhos, removendo assim o aspecto “olho fundo”. Entre os tratamentos mais eficazes para esses casos, está o preenchimento das áreas com ácido hialurônico. Esse procedimento costuma ser simples e com resultados rápidos.
  • Olheiras mistas: Para as olheiras mistas, o indicado é que o paciente converse com o médico que ele prescreva o tratamento ideal para seu caso.

Na maioria dos casos são indicados mais que um tratamento, pois eles se complementam e trabalham melhor juntos para combater as olheiras. Não pode-se afirmar que os tratamentos serão 100% eficazes, até porque, cada organismo pode reagir diferentemente aos produtos introduzidos na pele.

A junção de diferentes tratamentos proporciona o ataque simultâneo às diferentes causas, sendo assim, maiores as chances de sucesso no tratamento para as olheiras.

5/5 - (3 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui