Quem tem pele oleosa sabe que não é tão simples cuidar da hidratação, da limpeza e também da maquiagem da pele do rosto. Isso porque a pele oleosa requer cuidados muito específicos e que precisam ser tomados com frequência para que os efeitos não sejam contrários ao que se necessita de verdade.
Os cuidados básicos com a pele oleosa podem ser resumidos em cinco pontos principais:
Navegue
Limpeza na medida certa
Muita gente se engana, achando que é necessário lavar o rosto várias vezes por dia. Isso, ao contrário, causa um verdadeiro estranhamento na pele, que se vê na necessidade de repor a oleosidade perdida durante a limpeza. É um processo normal, mas que acaba gerando muito mais problemas a quem já tem a pele bastante oleosa. Opte por lavar o rosto de duas a três vezes por dia, preferencialmente ao amanhecer e antes de dormir. Retire também toda a maquiagem que for utilizada durante o dia. Utilize sabonetes adstringentes e com fórmula oil-free.
Esfoliação
quem sofre com acne pode investir em cremes para esfoliação. Utilize de duas a três vezes por semana e opte por fórmulas abrasivas, mas faça a limpeza com a ponta dos dedos e com delicadeza para não machucar a pele.
Hidratar é preciso
Outro erro comum é pensar que a pele oleosa não precisa de hidratação. Toda pele precisa de hidratação! Utilize hidratantes normalmente, desde que sejam de fórmula não comedogênica, ou seja, que não causem o entupimento dos poros (formando cravos) e que tenham fluidez de gel ou gel-creme. Nas áreas extremamente oleosas, aplique um pouco menos de produto. Mas não deixe de hidratar, principalmente após a limpeza diária ou após utilizar tônicos.
Tonificação
Os tônicos complementam a limpeza da pele e você deve optar por aquele que tenha componentes de limpeza realmente eficazes (geralmente são produtos alcalinos). Só fique atenta com a composição: muito álcool faz a oleosidade sumir; mas também a permite voltar muito rapidamente. Aplique com o auxilio de um algodão.
Protetor solar
Para a pele oleosa, o protetor solar indicado é o que tem a formula mais leve, e uma dica são os protetores solares em gel. Os protetores convencionais costumam ter uma textura cremosa, que acaba priorando o problema da oleosidade. Procure optar por protetores oil-free e que não deixe o rosto com aspecto de sujo. Passe pela manhã e reaplique durante o dia, de acordo com a necessidade.
Lembre-se também de não utilizar muita maquiagem e sempre optar por marcas que permitam que a pele “respire” mesmo após a aplicação dos produtos.